segunda-feira, 1 de junho de 2015

Valores: Aprenda a respeitar o próximo para receber respeito



       Os valores estão incumbidos em todos os momentos da nossa vida. Desde criança aprendemos alguns princípios que levamos para sempre. Um dos pontos mais importante, senão o mais, é o respeito. Afinal, para sermos respeitados pelas nossas ideologias e princípios precisamos atuar reciprocamente. A palavra respeito provém do latim e significa atenção ou consideração. Além de ter como definição o cuidado, a veneração e obediência. Esse valor foi dado ao homem para reconhecer, aceitar e apreciar as qualidades do próximo e os seus direitos.  Quer viver em paz e tranquilamente na sociedade? Respeite! O respeito não se manifesta apenas pelas atitudes ou leis impostas, mas sim se exprime para com a autoridade, como acontece com alunos em relação aos professores e o exemplo mais antigo dos filhos em relação aos pais.
     Há claro, o respeito superficial, raso, que existe apenas no campo da educação. Entretanto, o quanto realmente respeitou os outros? Facilmente e diariamente cometemos o desrespeito. Esse ato implica diretamente em outros valores. Na frente dos colegas ou da família é tudo muito fácil, tranquilo e bonito. Agora, respeitar realmente de fato alguém é dar direito a ela de ser quem de fato ela é. Eu posso e tenho o direito de não concordar com a opinião de alguns indivíduos, mas veladamente faço isso. Só por que minha ideia é diferente da sua eu não devo sair por ai dizendo aos quatro ventos o que penso, jogando a opinião do outro no lixo. Respeito é manter seus pensamentos para você mesmo. É comum julgarmos se algo está fora do meu prisma, do meu campo de atuação.
      Lembre-se que o pré-julgamento é o veneno da generalização! Sempre vamos cair em valores seja qual for o assunto. Religião, orientação sexual, raça, etnia, não importa. O que realmente vale é o respeito mutuo entre todos. Vamos nos respeitar!

Carlos Felski – Consultor e Palestrante
www.palestrasquetransformam.com.br

Nenhum comentário: