O quanto você conhece os seus limites? O estresse antecede uma tragédia, pode ter certeza disso. Imagine a sua casa. Agora pense no botijão de gás. Certo, agora vamos mais longe, você esqueceu a válvula aberta e o gás vazou. Você sai de casa, tudo fica trancado e o vazamento acontecendo. Ao retornar, se você por acaso acender uma fagulha tudo vai para os ares. Tudo pelo simples descuido, ou desatenção, de não ter fechado o botijão. Essa analogia relata o que acontece com os seres humanos estressados. Por algum motivo, ou razões, acumuladas com o tempo as pessoas acabam cometendo barbáries e perdem a cabeça. Nós, infelizmente, não nos damos conta que o estresse diário é acumulativo. A pressão psicológica que vivemos é semelhante ao vazamento de gás. A cozinha fechada é igual ao corpo de alguém que não se abre, não coloca as emoções para fora. Alguém que já perdeu a válvula de
Queremos tudo para ontem. Realizamos muito e temos poucas pausas para descanso. Quanto maior for o meu desempenho, maior deve ser o meu período de relaxamento. Procure no Youtube a palavra ESTRESSE. Com certeza a maioria dos vídeos é de pessoas que perderam a consciência e o discernimento e cometem atos jamais pensados. Um surto rápido, porém devastador. Além do mal causado aos outros, sejam familiares ou colegas na empresa, a saúde também está em jogo. É preciso ter muita calma e paciência e enxergamos dentro de nós onde está o ponto estressante. Identificar a fonte para não precisar remediar no futuro.
Quando você chega na cozinha e percebe o vazamento de gás, logo fecha imediatamente a válvula. Mas quando ele é banal, imperceptível, e vaza aos poucos, você não percebe e ele se acumula. E numa fração de segundos com uma ignição pequena explode. Seja uma explosão verbal, física ou interna, é preciso aplicar medidas sistêmicas onde eu sei que tenho que rotineiramente me cuidar. Você sente o estresse? Pratique meditação, converse com seu corpo, com a mente, faça ioga, ou um simples colocar de pés na grama pode relaxar todo o organismo.
Carlos Felski – Consultor e Palestrante
Nenhum comentário:
Postar um comentário