Existem hoje no mercado de trabalho vários profissionais. Porém, quero apontar aqui dos modelos que são comuns em qualquer ambiente. O profissional generalista e o especialista. O primeiro deles sabe todas as questões, entende tudo e faz mais do que deve, claro, nada bem feito e não é aplicado em nada. Já o segundo tipo se dedica a apenas uma atividade, endente bem de determinada área e de fato se especializa em algo. Qual dos dois profissionais será bem sucedido?
Para responder essa questão eu quero contar uma história. A beira de uma lagoa quatro animais diferentes conversam: um pato, um coelho, um pássaro e um peixe. O assunto é sobre quem teria as melhores condições e sobreviveria ao ataque de um caçador. Logo de cara sem pensar muito o pato responder: “sem dúvida eu sou o melhor entre nós. Afinal, o peixe apenas sabe nada, o pássaro apenas voa, e o coelho somente corre, e eu tenho todas essas habilidades.” Ao terminar de falar, ironicamente, um caçador aparece atrás deles com arma em punhos. Sem pestanejar o peixe nadou para debaixo de uma pedra e se escondeu. O pássaro rapidamente voou até o ponto mais alto acima das nuvens e o coelho correu floresta adentro sumindo entre as árvores. O nosso amigo pato tentou nada, mas não logo percebeu que estava enrascado e resolveu sair da água, mas sem velocidade alguma para correr resolve voar, mas muito lentamente e é, obviamente, atingido pelo caçador e vai para a panela. Moral da história: será que vale a pena sermos generalistas e sabermos de tudo ou seria melhor nos especializarmos em uma área e desenvolvermos nosso trabalho com aptidão e esforço?
Tenha foco no dia a dia, se especialize em algo, procure uma área que você se identifica e desenvolva suas atividades e talentos.
Carlos Felski – Consultor e Palestrante
Nenhum comentário:
Postar um comentário