Uma dica preciosa para quem quer administrar bem o tempo e dar conta das tarefas diárias é saber dizer não. É humanamente impossível estar em todos os lugares ao menos tempo, fazer tudo no mesmo momento e querer ajudar sempre. É preciso ter discernimento e visão para saber dizer não. A negativa pode ser considerada ruim, mas coloque a mão na consciência, pare e pense. Você vai ter tempo hábil de fazer tudo o que lhe pedem? Será que o não pode ser bem-vindo?
Precisamos saber o poder que essa palavra tem. Você profissional não pode assumir compromissos onde não tem capacidade e condições de concluir. Temos que ter lucidez para avaliar todos os pontos. Quem costuma dizer sim para tudo tem uma carência velada, escondida, que jamais consegue pronunciar o não para alguém próximo, um companheiro, um colega de trabalho ou até um familiar. Essas pessoas acham que o não pode deixar o outro chateado. Você disse sim? Então cumpra todos os objetivos determinado, senão, caso contrário, aprenda a viver com o não na ponta da língua.
Há quem não saiba dizer não para si mesmo. Se auto sabota na hora de ir dormir, de comer algo que não faz bem a saúde, não existe disciplina. Ter consciência é fundamental para a administração correta do tempo. Se o dia tem 24 horas eu preciso ter a sagacidade de dividir meus deveres durante todo o período e realmente dar conta do recado. Tenha lucidez com as coisas e os dois pés no chão. Se você não tem condições de fazer determinada atividade diga não e administre melhor o seu tempo.
Carlos Felski – Consultor e Palestrante
Nenhum comentário:
Postar um comentário